Robótica

O Clube de Programação e Robótica é um espaço aberto de trabalho e partilha em equipa para criar e programar robots e outros artefactos de modo a desenvolver competências num ambiente multidisciplinar, em que são relacionados os conceitos de diversas áreas, numa perspetiva de resolução de problemas. 

 

Objetivos 

  • Fomentar o interesse pela programação e robótica articulando com diferentes áreas do saber, tais como, Informática, Eletrónica, Português, Matemática, Ciências e Artes; 
  • Incentivar os alunos a procurar respostas para diferentes problemas propostos através da programação e da robótica; 
  • Inovar, criar e produzir soluções, promovendo a autonomia; 
  • Promover o espírito de equipa e cooperação; 
  • Motivar a aprendizagem;  
  • Desenvolver o pensamento computacional;  
  • Desenvolver o pensamento crítico;  
  • Desenvolver competências interdisciplinares; 

 

Atividades Desenvolvidas 

  • Participação em concursos e eventos de índole científica e tecnológica, como concursos de programação e robótica e atividades de programação da hora do código; 
  • Utilização da linguagem de programação de alto nível, na resolução de problemas de programação. 
  • Construção e programação de robôs com o Kit Educacional da Robot Nezha Inventor para Micro:Bit. 
  • Programação avançada de robôs com a utilização da base de robô Maqueen e Robot Nezha. 
  • Criação e programação de circuitos eletrónicos com a placa Micro:Bit. 
  • Criação de um kit robótico de baixo custo com assinatura dos alunos. 
  • Participação em concursos de programação e robótica. 
  • Colaboração com atividades do Clube de Ciência Viva. 
  • Realização de sessões de partilha e formação. 

 

Horário de Funcionamento 

O Clube de Programação e Robótica decorre todas as quartas-feiras do calendário escolar, das 14:30 às 16:30 na Escola Básica de Caldas de Vizela na sala 23/24, devidamente equipada para o efeito. O horário poderá ser flexível, dependendo da disponibilidade dos professores e dos alunos. 

Todos os alunos estão convidados a fazer parte deste projeto, que irá permitir obter competências nas tecnologias de informação e comunicação distintas do currículo escolar num ambiente descontraído e divertido. 

Apareçam, não se vão arrepender.