A saúde é definida na constituição da Organização Mundial da Saúde da seguinte forma: “Saúde não é apenas a ausência de doenças e enfermidades, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.
O objetivo do projeto “Mais perto da matemática” é apoiar o desenvolvimento integral e harmonioso do aluno através do contacto com a matemática em atividades lúdicas e educativas. Os alunos irão preparar-se para usar de forma consciente e crítica as conquistas das ciências matemáticas e descobrir o impacto da matemática na vida quotidiana.
No primeiro ciclo do ensino básico, no âmbito do “eTwinning”, as professoras Alda Gonçalves, Ana Teresa Silva, Maria Manuela Gonçalves, Alexandra Ribeiro e Luísa Pereira criaram o projeto «The Little Citizens». Aderiram, também, a este projeto colegas da Turquia, Itália e Grécia.
O projeto «The Little Citizens» pretende motivar o desenvolvimento das crianças enquanto cidadãos reflexivos, críticos, criativos e empreendedores, como parte integrante da comunidade de que fazem parte. É importante que os alunos evidenciem competências e adquiram conhecimentos que os incentivem a colaborar dinamicamente em iniciativas que promovam o trabalho colaborativo, que impliquem a adoção de uma postura responsável por parte de cada um dos intervenientes, tendo por base o bem-estar de todos e o intercâmbio entre a escola, as famílias e a comunidade local, assim como a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Este projeto visa estabelecer pontes que dinamizem a partilha e a implementação de atividades diversificadas entre as turmas, as escolas e os países envolvidos, através de uma pedagogia inovadora e inclusiva, alicerçada no trabalho de projeto e com recurso às tecnologias, às artes e a iniciativas promotoras de hábitos de vida saudável e a atitudes solidárias.
Neste projeto os alunos foram desafiados a encontrarem uma solução para um problema da vida diária usando software matemático. Nesse processo, é importante que os alunos desenvolvam as suas habilidades de pensamento e criatividade. Usando conceitos e linguagem matemática, procuraram soluções para os problemas da vida que encontram no seu ambiente e desenvolveram as suas habilidades de pensamento analítico relatando as suas soluções.