No primeiro ciclo do ensino básico, no âmbito do “eTwinning”, as professoras Alda Gonçalves, Ana Teresa Silva, Maria Manuela Gonçalves, Alexandra Ribeiro e Luísa Pereira criaram o projeto «The Little Citizens». Aderiram, também, a este projeto colegas da Turquia, Itália e Grécia.
O projeto «The Little Citizens» pretende motivar o desenvolvimento das crianças enquanto cidadãos reflexivos, críticos, criativos e empreendedores, como parte integrante da comunidade de que fazem parte. É importante que os alunos evidenciem competências e adquiram conhecimentos que os incentivem a colaborar dinamicamente em iniciativas que promovam o trabalho colaborativo, que impliquem a adoção de uma postura responsável por parte de cada um dos intervenientes, tendo por base o bem-estar de todos e o intercâmbio entre a escola, as famílias e a comunidade local, assim como a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Este projeto visa estabelecer pontes que dinamizem a partilha e a implementação de atividades diversificadas entre as turmas, as escolas e os países envolvidos, através de uma pedagogia inovadora e inclusiva, alicerçada no trabalho de projeto e com recurso às tecnologias, às artes e a iniciativas promotoras de hábitos de vida saudável e a atitudes solidárias.
Neste projeto os alunos foram desafiados a encontrarem uma solução para um problema da vida diária usando software matemático. Nesse processo, é importante que os alunos desenvolvam as suas habilidades de pensamento e criatividade. Usando conceitos e linguagem matemática, procuraram soluções para os problemas da vida que encontram no seu ambiente e desenvolveram as suas habilidades de pensamento analítico relatando as suas soluções.

O projeto foi estabelecido para reunir jovens de diferentes países para aumentar a interação cultural e reduzir os preconceitos de base cultural. As atividades foram planeadas para que os participantes pudessem representar a sua cultura e compartilhá-la com os seus pares. Todos os meses foram realizados jogos culturais, atividades que desenvolvam habilidades criativas, trabalhos colaborativos e tarefas mensais determinadas pela votação dos participantes. Os alunos trabalharam um tema diferente e compartilharam a sua própria cultura sob o tópico relevante por meio de trabalho em grupo e trabalho em grupo misto. Os alunos pesquisaram informações sobre diferentes países dos seus colegas e os temas mensais determinados foram alguns dos Itens Culturais, nomeadamente: Língua; História; Turismo; Culinária dos Países; Dança e Música Folclórica e Popular. Os alunos foram envolvidos numa festa cultural com este projeto. Além dos tópicos determinados, os alunos participaram num evento do Speaking Club que foi realizado todos os meses para o desenvolvimento da língua inglesa. Os alunos também realizaram trabalhos manuais, vídeos, pósteres, apresentações e logotipos.

O principal objetivo do projeto foi estimular o raciocínio lógico e a imaginação dos alunos por meio de tecnologias e linguagens de programação.
