DigiMath - Digital Education in Mathematics

No âmbito do nosso projeto, cujo público-alvo são alunos dos 10 aos 16 anos, foram incluídas atividades inovadoras e criativas que aumentam o impacto dos ambientes suportados digitalmente nas competências de aprendizagem da matemática.

 

Special Maths

O projeto eTwinning de Matemática Especial foi implementado em cooperação entre a Turquia e a Roménia. Iniciámos o nosso trabalho de projeto com 19 professores e 67 alunos de 9 países, nomeadamente Turquia, Roménia, Grécia, Croácia, Albânia, Jordânia, Bélgica, Portugal e Eslovénia. O projeto teve como principal objetivo proporcionar aos alunos com Necessidades Educativas Especiais a capacidade de utilizar os seus conhecimentos matemáticos em situações da vida quotidiana. Nesta área de aprendizagem, pretendia-se que os alunos usassem os seus conhecimentos e habilidades matemáticas para utilizarem adequadamente na sua vida profissional, doméstica, financeira, de lazer, saúde, responsabilidades pessoais e relacionamentos.

 

¡Un colegio saludable!/ Uma Escola Saudável!A healthy school!/

Autocontrole, flexibilidade e bem-estar são três habilidades que trabalhamos neste projeto, ajudando os nossos alunos a gerenciar o seu stress e melhorar seu desempenho académico, comportamento e vida. Uma vez que a saúde desempenha um papel importante na consecução destes objetivos, os alunos devem estar cientes da importância de um estilo de vida saudável e bem-estar emocional.

 

Water, the DNA of life

Este projeto teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da água, nomeadamente a sua preservação e utilização racional e a poluição da água e o seu impacto na fauna e na flora. Neste projeto, os alunos desenvolveram diferentes atividades sobre a água e a sua importância nas nossas vidas, nomeadamente: exposições com montagens fotográficas e multimédia da biodiversidade do local onde se encontram as escolas de cada país; exibição de curtas-metragens premiados no concurso WeArtWaterFilmFestival, que sensibilizam para a problemática da escassez de água nos mais variados contextos devido às alterações climáticas; Sessões de demonstração de Water Experiences; instalação artística composta por um mural com um peixe gigante (por exemplo) feito de materiais de origem plástica e criação de uma galeria virtual com os murais construídos em cada país; organização de encontros com investigadores especialistas nesta área; desenvolvimento de um site e e-books com os trabalhos realizados por alunos de diversos países.

 

Music and Dances in the world

Neste projeto, os alunos exploraram a música, danças típicas, tradições, costumes, lendas, festas, monumentos históricos... de um determinado país. Em cada uma das disciplinas/áreas curriculares, os alunos, individualmente ou em grupos de trabalho, realizaram trabalhos de investigação e recolha de informação sobre aquele país, produzindo diferentes trabalhos relacionados com o tema “Music and Dances in the world”. Ao longo do ano letivo, os trabalhos foram divulgados nos murais da escola, na rede social do grupo, na rádio da escola, na página do grupo e na página oficial do eTwinning. Foram também criadas coreografias, vídeos e jogos alusivos a cada país, que foram apresentados à comunidade educativa no final do ano letivo, bem como todos os trabalhos realizados ao longo do ano letivo, nomeadamente: costumes, tradições, monumentos, gastronomia...