«Semana Concelhia da Leitura» - Encontro com a escritora Adélia Carvalho

Através da participação na atividade da «Semana Concelhia da Leitura», no dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, recebemos a escritora penafidelense Adélia Carvalho.

Adélia Carvalho nasceu numa pequena aldeia do norte de Portugal. Aí aprendeu a trepar às árvores para comer os primeiros frutos de verão, a falar com os animais, a tomar banho nos ribeiros em dias quentes e a brincar com as outras crianças da aldeia até o sol desaparecer.  A mais nova de sete filhos, cresceu muito influenciada pela figura do avô materno. Durante as ausências da mãe, Adélia procurava refúgio junto dos gatos e dos cães que ia encontrando e a procuravam. À noite lia histórias ao avô, que não sabia ler. Costuma dizer que cresceu com a insegurança de quem tem de descobrir os caminhos sozinha, mas também com a força das árvores que sabem aguentar o vento e a chuva de pé. É licenciada em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação do Porto. Lecionou em diferentes escolas durante alguns anos e hoje dedica-se exclusivamente à escrita. Abriu a Livraria Papa-Livros e fundou, com a ilustradora Marta Madureira, a editora Tcharan. Tem marcado presença nos mais diversos eventos literários

A escritora adora comunicar!

Além da sua apresentação biográfica também apresentou dois dos seus livros para crianças “A menina que queria desenhar o mundo” e “Quando for grande quero ser criança”

Todos os alunos do 1ºCiclo do Agrupamento tiveram oportunidade de conhecer Adélia Carvalho.

No final da sessão, a escritora de livros infantis respondeu a várias questões que os alunos lhe colocaram e autografou os livros comprados.

EB Devesinha – 1ºA e 2ºB 

    

 

 

 

Atribuição do Selo Escola eTwinning ao AECV

É com enorme satisfação que recebemos a notícia da atribuição do Selo Escola eTwinning 2025–2026, válido por dois anos! A nossa escola obteve pela terceira vez consecutiva este prestigiado reconhecimento! Demonstra um compromisso exemplar com o trabalho colaborativo, a inovação e a inclusão, servindo de modelo para toda a comunidade #eTwinning.

Continuaremos a implementar projetos eTwinning inovadores e inclusivos, que promovam a aprendizagem dos nossos alunos.

Muitos parabéns a toda a comunidade educativa que tem contribuído para que este prestigiado reconhecimento seja possível.

Podem consultar a lista completa aqui https://bit.ly/44d3hDI

Comemoração do Dia da internet Segura

No dia 11 de fevereiro de 2025 comemorou-se o Dia da Internet Segura. No âmbito dos projetos eTwinning “Maths and Sports”, “M.A.S.T.E.R.”, “The world we don’t know!” e “Recycle Fun”, os alunos realizaram diversas atividades para comemorar esse dia, nomeadamente: apresentação de informação sobre o tema, através de posters e vídeos realizados em sala de aula; realização de Kahoots e utilização da Web 2.0 Tool GeoGebra.

Estas atividades tiveram como objetivo sensibilizar os alunos para os principais riscos associados ao uso da Internet, bem como capacitá-los com as ferramentas e conhecimentos necessários para navegarem online de forma segura e responsável.

Projeto eTwinning "The World We Don't Know!"

O projeto eTwinning "The World We Don't Know!" reúne alunos de Portugal, Turquia, Itália, Lituânia, Roménia, Grécia e Ucrânia para explorar aspetos culturais, ambientais e sociais muitas vezes ignorados no quotidiano. Através da colaboração online, os participantes investigam temas como cultura, gastronomia, desporto, festividades, locais históricos, uso de escalas e mapas e segurança digital (e-safety). As atividades incluem encontros online, uma galeria virtual e a criação de e-books com os trabalhos realizados pelos alunos.

Este projeto incentiva a troca de conhecimentos, promove o pensamento crítico e fortalece a compreensão intercultural, sensibilizando os alunos para desafios globais e locais. Os objetivos principais incluem:

- Desenvolver diferentes literacias nos alunos e professores;
- Estimular o uso de tecnologias e experiências de aprendizagem dinâmicas em sala de aula;
- Promover a compreensão intercultural, incentivando o respeito pelas tradições e culturas europeias;
- Desenvolver competências multidisciplinares, como a interpretação de escalas e mapas;
- Sensibilizar para os problemas ambientais, especialmente a poluição da água;
- Promover práticas de segurança digital (e-safety), educando sobre o uso responsável da internet;
- Fomentar o pensamento crítico e a resolução de problemas, encorajando discussões e soluções viáveis;
- Fortalecer competências linguísticas e comunicativas, favorecendo a troca de ideias em língua estrangeira;
- Desenvolver competências tecnológicas, capacitando os alunos para a colaboração digital e a produção multimédia.

Os participantes beneficiarão de um crescimento académico, social e pessoal, ampliando a sua visão de mundo e o seu papel como cidadãos globais. Ao longo do ano letivo, realizarão diversas atividades colaborativas, desenvolvendo competências do século XXI e melhorando métodos de ensino ativos.

Como produtos finais, estão previstos: e-books; vídeos; exposições dos trabalhos realizados; galerias virtuais, e um mapa-mundo digital com os projetos dos alunos.

Este projeto articula com os Projetos de Turma dos alunos do 7.º ano “O Mundo que não conhecemos!” e envolve alunos do 5.º, 6.º, 8.º e 9.º anos. Em Portugal, conta com a participação das professoras Florbela Salazar (fundadora do projeto), Sónia Ribeiro, Cristina Martinho, Rute Afonso, Alice Leite, Paula Jesus, Carla Lemos e Alzira Ferreira.

Com esta iniciativa, pretende-se estimular o uso de tecnologias na educação, reforçar a interculturalidade e promover o sucesso académico dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro.

Dia Internacional da Internet + Segura

Este ano o «Dia Internacional da Internet Mais Segura» ocorreu no dia 11 de fevereiro.

A Internet é uma grande rede de computadores que existe a nível mundial, formada por milhares de outras redes interligadas entre si. Através da Internet podemos ter todo o tipo de informação e usar muitos serviços. Mas, para a utilizar é preciso ter muito cuidado, pois existem alguns perigos aos quais devemos estar atentos.

Nas diferentes turmas trabalhamos esta temática com a audição e exploração da história da obra “É um livro” da autoria de Lane Smith para introduzir o tema “Mundo digital” e para nos sensibilizar dos riscos das vulnerabilidades Online, analisamos um “Flyer” com as regras básicas para a utilização da Internet e com sugestões de atividades para desenvolvermos em sala de aula e em família. Também, visualizamos vídeos animados para nos sensibilizar a utilizar melhor a Internet. No âmbito do Desafio 1, do projeto SeguraNet, ilustramos o nosso próprio herói da segurança digital, com poderes especiais para proteger a internet. Foi dinamizada uma ação de sensibilização para a promoção de hábitos de utilização segura da Internet desenvolvida pelos parceiros eTwinners para os restantes alunos das escolas.

«Juntos por uma Internet mais positiva e mais segura!»

Sede do Agrupamento - Escola Secundária

Contactos

Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela
Rua Joaquim Costa Chicória, nº 1
4815-513
CALDAS DE VIZELA


Geral: (+351) 253.480.300 
Portaria: (+351) 936.878.882


email: geral@aevizela.edu.pt

Canal de Denúncia