• FLAG-7-SEMANA DA LEITURA
  • FLAG-5
  • FLAG-2
  • FLAG-3
  • bandeira-N6 BIBLI
  • bandeira-7 BIBLI
  • bandeira-8 BIBLI
  • FLAG-6-FAZ-TE AO LIVRO
  • Biblioteca da Escola Secundária
  • Biblioteca da Escola Básica
  • Entrevistas a Fátima Anjos e Sandra Pereira e ainda "leitura animada".
Imprimir

Dia da Europa e Dia do eTwinning

ligado . Publicado em eTwinning

«Dia da Europa» e «Dia do eTwinning»


O «Dia da Europa» é festejado anualmente a 9 de maio, tendo o objetivo de assinalar a união do continente europeu. A data assinala o aniversário da «Declaração Schuman» (1950), a qual expôs a visão de uma nova forma de cooperação entre os países europeus.
No dia 9 de maio de 2022, as comemorações do «Dia da Europa» aliam-se ao «Dia do eTwinning», tendo por objetivo promover a reflexão, o debate de ideias, na dinamização de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e o trabalho colaborativo entre diversos países, assim como a mudança de hábitos face ao Planeta Terra, para que a sustentabilidade social, económica e ambiental seja uma realidade. É com o intuito de “estreitar laços” entre os países parceiros do projeto «Little Green Hands», que partilhamos, via ZOOM, os trabalhos realizados pelas diversas turmas nas pesquisas e descobertas que realizaram sobre os países envolvidos: Portugal, Turquia, Polónia e Estónia.
Este evento ocorreu on-line, na plataforma Zoom, entre as 14:00h e as 15:00h. As turmas do 1.º B dos Enxertos do A.E.C.V e do 2.º ano do A.E. Dr. Leonardo Coimbra partilharam os seus conhecimentos sobre Portugal; o 3.º C da Devesinha do A.E.C.V centrou-se na Estónia; o 2.º C apresentou informações sobre a Polónia e o 2.º D dos Enxertos do A.E.C.V falou-nos sobre a Turquia. Os alunos tiveram também a oportunidade de entoar o hino nacional: «A Portuguesa» e de responder a algumas perguntas, manifestando as suas preferências sobre os países que estudaram.
Pretende-se que, nos dias posteriores, reflitam sobre o que aprenderam na atividade de partilha, a fim de se tornarem cidadãos esclarecidos e dinâmicos na construção de uma Europa mais unida e centrada na sustentabilidade do Planeta Terra. Unidos, contribuímos para uma efetiva sustentabilidade social, económica e ambiental!
 
  
 
  
                                                                 
Imprimir

Dia da Terra

ligado . Publicado em eTwinning

Comemoração do “DIA da TERRA”



 No dia 22 de abril, os alunos da turma C da E.B. Devesinha e das turmas do 1.º B, 2.º C e D da E.B. Enxertos, estiveram reunidos na cidade de Vizela, porque estão a dinamizar o projeto eTwinning «Little Green Hands», em parceria com uma escola do Porto e com escolas da Turquia, Polónia e Estónia.

O eTwinning tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

No presente ano letivo, o tema sugerido é a “Sustentabilidade”. Por isso mesmo, através do projeto «Little Green Hands», as turmas envolvidas estão a aprender como promover a sustentabilidade social, económica e ambiental do Planeta Terra, ou seja, como podem contribuir para que todos tenham a capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

É com grande entusiasmo que as crianças etwinners têm realizado todas as atividades e, no «Dia da Terra», sentiram-se especialmente felizes, porque, para além de outros motivos, inauguraram uma exposição fotográfica, com paisagens naturais lindíssimas, fotografadas pelos próprios alunos em conjunto com as suas famílias, para que todos fiquem mais sensibilizados para a beleza da Natureza e para que todos se foquem na necessidade de cuidarem bem do Meio Ambiente do qual todos fazem parte!

A exposição contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, da Presidente e do Vice-Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, Presidentes das Juntas de Freguesia, representantes de várias Instituições, Associações de Pais e Encarregados de Educação. Os alunos assumiram o papel preponderante, querendo que as suas “Pequenas mãos Verdes” toquem nos corações dos adultos e todos fiquem mais amigos da Natureza, porque «a maior ameaça ao nosso planeta é a crença que outra pessoa o irá salvar». 

Após a inauguração, os alunos deslocaram-se à Escola Secundária de Caldas de Vizela, onde realizaram uma visita guiada à horta biológica, ao posto de compostagem, aos aquários e ao lago das tartarugas. Posteriormente, plantaram a “Árvore da Amizade", no espaço ajardinado.

Terminaram o dia no Parque das Termas de Vizela, criando-se um momento para observar e apreciar a beleza desse espaço natural e de lazer.

Foi um dia inesquecível que se perpetuará, certamente, nas atitudes das crianças de hoje, homens de amanhã! Juntos fazemos mais e melhor!

    

 

 

 

Imprimir

Dia Mundial da Água

ligado . Publicado em eTwinning

No dia 22 de março, comemorou-se o «Dia Mundial da Água».

No âmbito do projeto eTwinning «Little Green Hands», a sustentabilidade deste bem precioso constitui uma das nossas preocupações.

Através da exploração de um PowerPoint e da visualização de um vídeo, aprendemos que a ÁGUA é um bem essencial à vida e que não a devemos desperdiçar.



Elaboramos um panfleto com algumas dicas para poupar a Água, pois a “A água é vida” e temos de a preservar,…

Também lemos e exploramos a obra «A menina gotinha de água», da autoria de Papiniano Carlos.

No dia 23 de março, tivemos a oportunidade de participar numa palestra on-line (via Zoom), com o Dr. José Abreu (professor e engenheiro), que abordou vários conteúdos: poluição da água; formas de tratamento; atitudes diárias para preservar/economizar este recurso natural indispensável para a vida.

Também houve a oportunidade de se fazer uma visita de estudo ao Regato de Sá, que é um afluente do Rio Vizela.

Agora, vamos partilhar as nossas atividades e aprendizagens com as restantes turmas, porque temos de sensibilizar todos para a necessidade de economizar ÁGUA, porque a ÁGUA é fonte de VIDA!

Imprimir

Calendário Ecológico

ligado . Publicado em eTwinning

Unidos pela defesa do Meio Ambiente, os alunos e professores das turmas C da E.B. Devesinha e B, C e D da E.B. Enxertos desenvolveram um trabalho colaborativo e construíram um calendário do mês de março com "Hábitos Amigos do Meio Ambiente".

Queremos contribuir para um planeta mais saudável e sustentável...