• escola-slide
  • bandeira-P2 HOME
  • 3ma
  • 4ma
  • 5ma
  • bandeira-P6 HOME
  • 10

Imprimir

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC) - 2018/2019

No âmbito da comemoração do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, o Grupo de docentes de Educação Especial em articulação com O Departamento de Expressões, promoveu atividades subordinadas ao tema “Ser inclusivo…”, as quais decorreram nas várias escolas do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, nos dias 3 e 4 de dezembro, com o objetivo de sensibilizar alunos, professores e demais comunidade educativa para o Respeito e a Aceitação da Diferença.

Nas escolas do 1º ciclo /jardins-de-infância foi exibido o filme “O Corcunda de Notre Dame”, alertando para as potencialidades de cada um, a diversidade cultural, o respeito, a aceitação mútua e a partilha, como base de uma sociedade inclusiva.

Na Escola Básica 2/3 e Escola Secundária de Caldas de Vizela, foi apresentado um vídeo, evocando as dificuldades sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência nas mais variadas rotinas do dia-a-dia e a necessidade de se respeitar as normas e os espaços destinados às mesmas. No final, promoveu-se o debate entre os alunos sobre esta temática, partindo-se da premissa de que, respeitar os cidadãos portadores de deficiência, é reconhecer que eles possuem os mesmos direitos ao convívio, à acessibilidade, ao acesso a bens e serviços disponíveis para todos.  

Destacou-se também a importância de estes se centrarem nas capacidades da pessoa e não ficarem tão concentrados na sua deficiência, o que os poderá impedir de ver a “pessoa” para além da deficiência que mostra.

A temática da inclusão foi ainda trabalhada com as turmas do 2º ciclo, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, tendo sido elaborados calendários e mensagens que estão em exposição. Em simultâneo, na Escola Básica 2/3 decorreu a tradicional Feira de Natal promovida pela Airev, com a venda de produtos executados pelos seus utentes.

No cômputo geral, as atividades foram bem acolhidas, pois suscitaram uma participação ativa e entusiasta, sobretudo, por parte dos alunos.

ser inclusivo-1

ser inclusivo-2