• FLAG-7-SEMANA DA LEITURA
  • bandeira-P2 HOME
  • 3ma
  • 4ma
  • 5ma
  • bandeira-P6 HOME
  • 10

Imprimir

PRE-REQUISITOS - 2020

ligado . Publicado em Exames Nacionais

Divulga-se a Deliberação n.º 262/2020, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior que determina os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2020 -2021.

PRE-REQUISITOS 2020

Imprimir

Maior Aula do 8º ano

ligado . Publicado em Informações

Os alunos das turmas do 8º ano, da Escola Secundária de Caldas de Vizela, aceitaram o desafio da ONU, e tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolveram diferentes atividades apresentando-as à comunidade escolar em forma da "Maior Aula do 8º ano".

As disciplinas envolvidas mobilizaram conteúdos curriculares trabalhados simultaneamente, potencializando as aprendizagens essenciais em articulação com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Cada turma trabalhou três dos ODS e o produto final, que espelhou de forma exímia a transversalidade e flexibilidade curricular, mas, acima de tudo a inclusão efetiva, foi apresentado à comunidade escolar, no dia 24 de janeiro, durante a manhã.

A atividade teve início com a apresentação de vários vídeos elaborados pela turma I do 8º ano, alusivos aos ODS 1, 2 e 13, pobreza, fome e ambiente. Tratando-se de uma turma de ensino articulado da música, os alunos cantaram e tocaram a música "We are the world" que aborda os temas referidos. Em paralelo, para divulgar os ODS de forma divertida fizeram um jogo em formato digital para poupar os recursos da Terra. Este jogo ficará disponível na biblioteca da escola.

A turma F do 8º ano, dinamizou o projeto "Olha a beata" que pretende sensibilizar a população escolar e local para os problemas do tabaco. Para isso, recolheram na escola e espaço envolvente beatas que se encontravam no chão. Fizeram várias pesquisas sobre as consequências do tabaco para a saúde dos consumidores, ODS 3. Verificaram que este é produzido em países menos desenvolvidos, com recurso a mão de obra infantil e com consequências graves para o ambiente, nomeadamente a desflorestação e o esgotamento dos solos, ODS 12 e 14. Daqui resultaram cartazes de sensibilização e nasceu a letra e música o "O funk da beata", tocada e cantada no decorrer da atividade.

Por sua vez, a turma do 8ºH dedicou-se ao ODS 4 e 5 com o tema "Educação para todos". Para isso, os alunos simularam um programa televisivo, intitulado "Quer saber..." onde abordaram as diferenças no acesso à educação entre países desenvolvidos (Portugall) e países em desenvolvimento (Malawi). Tiveram ainda oportunidade de fazer uma experiência ao vivo onde mostraram que com a utilização de um filtro artesanal se pode obter água potável, sensibilizando para o ODS 6. No decorrer do "programa" entrevistaram três alunos da Universidade Sénior que partilharam as suas experiências relativamente à escola portuguesa de outrora.

Por último, o 8ºG trabalhou a questão das migrações e dos refugiados produzindo e apresentando vídeos. Deste modo, exploraram os ODS 10, 15 e 16, mostrando as causas e consequências das migrações, a forma como os emigrantes portugueses eram vistos pelos franceses nas décadas de 60 e 70, do século XX, e caracterizaram, na perfeição, a vida de um refugiado na atualidade.

Transversal a toda a atividade foi a ideia da sustentabilidade e da necessidade de preservar a nossa casa comum. Verificou-se assim, que de forma mais lúdica as aprendizagens são muito significativas, o que comprova a ideia de que a comemorar também se aprende. Encontra-se, no átrio do bloco A, uma exposição com alguns dos trabalhos realizados e com as plantas que trouxeram e simbolicamente colocaram no centro.

Se dúvidas existissem sobre as vantagens deste tipo de iniciativas, a avaliação que os alunos fazem do envolvimento, da solidariedade, do orgulho que sentiram e da forma como conseguiram mobilizar conhecimentos e construir novas aprendizagens, seriam facilmente dissipadas.

MaiorAula8anos from Bibliotecas AECV on Vimeo.