Imprimir

Passaporte Qualifica

ligado . Publicado em Centro Qualifica de Vizela

O Passaporte Qualifica é um instrumento tecnológico de registo das qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida do adulto e de orientação para percursos de aprendizagem.
A partir da capitalização dos resultados de aprendizagem já alcançados e das competências adquiridas pelo adulto, o Passaporte Qualifica simula diversos percursos de qualificação possíveis para a obtenção de novas qualificações e/ou progressão escolar e profissional.
Sendo uma prioridade do Sistema Nacional de Qualificações o aumento do nível de qualificação dos adultos, o Passaporte Qualifica prioriza propostas de conclusão e/ou aumento da qualificação dos adultos, bem como para a qualificação de dupla certificação.
Os percursos de qualificação são sugeridos em função da maior capitalização possível de unidades de formação já certificadas e de créditos já obtidos pelo adulto em formações anteriores.

- Porque devo obter o Passaporte Qualifica?
Com o Passaporte Qualifica adquirirá informação útil e relevante para poder organizar o percurso já efetuado (por muito avulso e disperso que seja) e, com base neste, identificar as opções que dispõe para alcançar a progressão escolar e profissional que pretende.
O Passaporte poderá ser alterado, atualizado e impresso, a qualquer momento, tornando-se um instrumento que o acompanha em todas as fases da sua vida ativa.

- Quem pode aceder ao Passaporte Qualifica?
O Passaporte Qualifica é um simulador para orientação de percursos de aprendizagem ao longo da vida que possui duas áreas reservadas: uma Área Pública e uma Área Privada.
Área Pública – simulador público para utilizadores não autenticados que permite simular percursos de educação e formação, já efetuados mas não registados no SIGO, ou percursos a efetuar.
Área Privada - para utilizadores autenticados, com registos de competências na plataforma SIGO. Organiza o percurso de educação e formação efetuado pelo adulto (por muito avulso e disperso que seja) em metas de qualificação (escolar, dupla e/ ou profissional) organizadas em função da maior capitalização possível de unidades de formação já certificadas e de créditos já obtidos e identifica percursos possíveis para as atingir.
 
educação e formação de adultos vizela qualifica