Todos juntos podemos ler - apresentação

ligado . Publicado em Todos juntos podemos ler

todos juntos

A Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Sócioeducativos conceberam um projeto conjunto denominado Todos Juntos Podemos Ler, que tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.
O nosso Agrupamento foi um dos 21 selecionados no país.
O que foi feito?
* Dotaram-se as bibliotecas com dispositivos e software de adaptação destinados a melhorar a capacidade funcional dos alunos com NEE.
* Aumentou-se a articulação e as parcerias com o NAE de forma a contribuir para a melhoria do trabalho que os professores da Educação Especial têm de fazer no acompanhamento dos alunos, em sala de aula.
* Proporcionou-se, na Biblioteca Escolar, a requisição de dispositivos com acessibilidade ao sftware específico (grátis e/ou comercial) para os perfis dos alunos que a frequentam por contingências de horário;
* Aproveitou-se o caráter "nómada" dos professores de Educação Especial para fazer chegar a outras escolas do 1º ciclo os dispositivos que poderão assegurar reais oportunidades de leitura, de aprendizagem e socialização a todos os alunos;
* Organizaram-se círculos de estudo informais de forma que os professores envolvidos no projeto conhecessem os softwares disponíveis, grátis e/ou comerciais e partilhassem estratégias;
* Fizeram-se oficinas de escrita com utilização do tablet ( ou não );
* Adaptaram-se questionários para concursos inclusivos de leitura;
* Elaborou-se um livro de receitas, em suporte digital, interligado com um projeto em implementação no âmbito da culinária para alunos com CEI, treinando competências para a transição para a vida adulta;
* Na sequência da produção de uma receita de pão, o grupo de alunos do NAE participou de forma ativa na atividade "Pão com livros", integrada na Semana da Leitur,a tendo vivido a experiência de venda de pão na "Doce recanto" - uma padaria/ pastelaria vizinha da escola O dia da venda de pão foi aproveitado para convívio com os frequentadores do mesmo espaço e para a partilha de histórias selecionadas e lidas pelo alunos do grupo. Os sacos ulilizados nesta venda de pão foram decorados com mensagens de sensibilização para a importância da leitura, construídos pelas turmas dos mesmos alunos, nas aulas de Educação Visual.
* Dramatizaram-se histórias com forte ligação à música, ao movimento e outras expressões;
* Prepararam-se formas inclusivas de apresentação de algumas obras de Educação literária: "A girafa que comia estrelas", "Robertices ", "Ulisses";
* As formas de leitura alternativa das obras referidas serão difundidas no final deste ano letivo e no próximo no próximo ano, junto das turmas/anos para os quais esses títulos são de leitura obrigatória.
* Fez-se um trabalho de sensibilização para a importância da leitura para todos, dentro da escola e dentro da família através da construção do Anuário "Todos juntos podemos ler" e dos álbuns "Todos juntos podemos ler em família".
* Os trabalhos produzidos serão apresentados à comunidade alargada na Semana do Cidadão Portador da Deficiências, em Dezembro de 2018;