Imprimir

leiTTuras silenciosas - o que eles, professores, disseram

ligado . Publicado em leiTTuras silenciosas

Testemunho da professora Alda Gonçalves – EB Devesinha:

O projeto «LeiTTuras Silenciosas», implementado ao longo do presente ano letivo, traduziu-se em experiências de aprendizagem bastante enriquecedoras, não só para os meus alunos (3.º C – E.B. Devesinha), como para mim.

A própria designação do projeto é sugestiva e evidencia um pormenor que faz toda a diferença: “LeiTTuras”. Este pequeno aspeto suscitou-nos, a mim e aos meus alunos, alguma curiosidade. O professor Ruão acabou por nos esclarecer o significado de “TT”: Taças Tibetanas. Todavia, este pormenor ganhou ainda maior relevância quando os alunos vivenciaram o som e o toque relaxante das referidas taças.

Confesso que inicialmente fiquei apreensiva, devido à ambiência criada, à postura requerida às crianças... O conto da história acontecia numa sala escurecida onde os alunos se deitavam sobre mantas, com os pés descalços, as cabeças colocadas nas suas almofadas e com uma venda preta sobre os olhos. Este ambiente de relaxamento, propício à concentração e à leitura, na primeira sessão, como já previa, não decorreu totalmente como o planeado. Nesta faixa etária, as crianças têm tendência a brincar com tudo, nomeadamente em situações inesperadas vividas em grupo. Foi o que aconteceu, de certa forma, uma vez que, apesar de estarem habituadas e de gostarem imenso de ouvir e de ler histórias em ambiente de silêncio, nunca o tinham feito num contexto semelhante.

Todo o projeto foi uma descoberta e uma aprendizagem; uma descoberta das potencialidades inerentes à postura e ao ambiente criado com o intuito de levar os alunos a compreenderem, a imaginarem e a vivenciarem as histórias lidas/ouvidas, motivando-os para a criação de hábitos de leitura.

No decorrer do projeto, de sessão para sessão, constatei que o grupo de alunos que vivia aquela atividade com serenidade e concentração ia aumentando, assim como o sentir, por eles próprios, que aquele ambiente de relaxamento permitia entender melhor a história, recreando-a e imaginando-a mentalmente.

Após a audição e a exploração oral da história, em cada sessão, no final havia um momento em que eram colocadas as taças tibetanas, com um determinado ritual e de forma sequencial, em cada aluno… Porém, numa das primeiras sessões, por se terem demorado ao nível da organização, não houve tempo para esse espaço de grande tranquilidade e concentração, no qual ouviam apenas o som e sentiam as referidas taças. Os alunos ficaram um pouco dececionados, porque diziam ser muito agradável esse momento de relaxamento. O que é surpreendente é que, a partir daí, começaram, por eles mesmos, a perceber que todos os procedimentos inerentes à atividade tinham uma lógica na qual, quando cumprida por eles, se repercutiam aprendizagens e vivências muito interessantes.

Eu, que pretendia escrever pouco, já me estou a alongar nas palavras… Por isso mesmo, vou terminar, realçando o facto de que este projeto deve ter continuidade, pois houve todo um “caminho” percorrido que mudou atitudes, estimulou a imaginação, promoveu a concentração e incentivou a leitura e o desenvolvimento de cada criança, individualmente e em grupo. Tal como os meus alunos o fizeram, no preenchimento do formulário referente à avaliação deste projeto, atribuo “5 estrelas” a todo o desenrolar do mesmo e à evolução que promoveu nos alunos.
Imprimir

leiTTuras silenciosas - o que eles disseram (3º e 4º)

ligado . Publicado em leiTTuras silenciosas - 2017/2018

No final do ano, tempo de avaliações e fomos ouvir os alunos dos 3º e 4º. A maioria avaliou as leiTTuras silenciosas como Excelente.

Anote-se alguns dos comentários destes alunos que participaram nas 5 sessões ao longo deste ano letivo:

gostei de estar muito sossegado e ajudou-me a pensar

gostei de ouvir as histórias e de estar mais relaxada

gostei de dormir e de ouvir as historias.

gostei de sentir as taças tibetanas e ouvir as historias.

gostei muito e gostava de repetir outra vez.

gostei muito de ouvir as historias e de sentir as taças nas costas

foi confortável e muito fixe para eu me concentrar

foi bom para nos concentramos na sala de aula

alguns meninos e meninas faziam algum barulho e então não me conseguia me concentrar.

Gostei muito desta atividade porque tinha muitas histórias engraçadas e divertidas

Ponto forte – estar calados Ponto fraco – nós a falar

Aprendermos e ouvir de uma forma diferente novas histórias.

Foi fantástica para mim porque foi muito silenciosa e calma.

Eu gostei muito de relaxar e ouvir histórias ao mesmo tempo.

Eu adorei esta atividade, foi incrível porque é silenciosa

Gostei de imaginar a história.

Adorei cada história que imaginava de olhos fechados.

Eu gostei da atividade porque era relaxante e divertida.

Gostei muito, na última vez estava deitado ao sol e a ouvir passarinhos e uma história  divertida sobre a natureza!

Achei as histórias muito bonitas!

O que eu mais gostei foi das taças nas costas.

Não gostei das taças em cima das costas.

Foi muito bom ouvir histórias num ambiente que me fez sentir seguro e tranquilo. No início foi difícil ficar deitado e quieto, mas descobri que é muito bom.

Foi impressionante e encantador e adorei sentir a sensação das taças tibetanas!

Eu adorei este projeto, porque ouvi histórias e senti-me feliz e tranquila!

Gostei muitas das histórias que ouvi atentamente e das batidas das taças tibetanas, porque me fizeram sentir mais feliz e com grande serenidade!

Aprendi lições de vida e senti-me feliz e calmo!

Adorei porque ... e conheci a calma transmitida pelo som das taças tibetanas!

Eu gostei imenso porque ouvi histórias, deitado e consegui imaginar e sonhar e isso é tão bom!

Gostei muito deste projeto, porque me senti muito calma e isso fez-me sonhar as histórias que ouvi...

Gostei imenso das histórias que ouvi e do ambiente em que as ouvi!

Gostei muito porque estive deitada a ouvir histórias lindas!

...foi magnífico! Adorei relaxar um bocadinho ao mesmo tempo que ouvia uma bela história!

Foi um projeto divertido, porque me fez aprender e sonhar!

Adorei e quero fazer mais no 4.º ano!...

No princípio achei estranho estar deitado a ouvir histórias, mas depois adorei!

Senti-me calma e feliz!

Eu adorei porque ouvi histórias bonitas, deitada no chão com a cabeça pousada na minha almofada! Foi mesmo bom!

Adorei porque ouvi lindas histórias que me fizeram sonhar e sentir serenidade!

Adorei trazer a minha almofada, relaxar e ouvir histórias lindas e encantadoras! É um projeto diferente e muito bom!

nunca me contaram histórias desta forma

no 5º ano queria repetir

eu gostei de tudo mas o que gostei mais foi do relaxamento com as taças tibetanas

aprendi que devo estar mais calma quando estou a aprender

gostei de ouvir histórias que nos deram conhecimentos para a vida

adorei trazer a minha almofada, relaxar e ouvir histórias lindas e encantadoras. foi muito bom.

Imprimir

leiTTuras silenciosas - o que eles disseram (7º H, 7ºI)

ligado . Publicado em leiTTuras silenciosas

no final sentia-me muito relaxada e muito calma;
senti-me livre e em paz;
gostaria de repetir;
fez-me descontrair e foi divertido;
não senti o corpo;
o meu cérebro mudou;
eu quero sentir de novo o que senti. foi uma experiência super-incrível;
conseguiu-me por a dormir e relaxou a minha cabeça;
foi muito tranquilizante;
senti alívio e conforto;
gostaria de ter mais momentos como este para ficar parado e em silêncio;
Imprimir

leiTTuras silenciosas (nas Ciências)

ligado . Publicado em leiTTuras silenciosas

No âmbito de um trabalho em parceria com as turmas 7ºH e 7ºI à disciplina de Ciências Naturais, realizou-se umas leiTTuras silenciosas com contos adaptados ao currículo da disciplina - "A história da Terra" e "A lenda do vulcão".

Para ver os contos, clicar:

LER LIVRO - a lenda do vulcão  LER LIVRO - história da terra

Imprimir

leiTTuras silenciosas (em família)

ligado . Publicado em leiTTuras silenciosas

No âmbito de um trabalho em parceria com o Jardim de Infância de S. João, no dia 9 de dezembro, as leiTTuras silenciosas foram ao encontro da família dos mais pequenos. 

Para ver o que se escreveu sobre este evento, clicar aqui:

 LER blogue - triquiteiros

Infantário S.JOÃO

Imprimir

leiTTuras silenciosas - na SL-2018

ligado . Publicado em leiTTuras silenciosas

Na abertura oficial da SEMANA DA LEITURA-2018, fomos presenciados com a presença de várias personalidades e, em jeito de conclusão, os nossos convidados participaram numa sessão de leiTTuras silenciosas. Todos ficaram rendidos ao poder das taças tibetanas e do interesse que esta atividade poderia ter para todos os alunos.

SL-2018-v2