Entrega de prémios aos alunos participantes nos Concursos de Leitura

ligado . Publicado em Concursos - 2015/2016

Decorreu hoje, na biblioteca da Escola Básica de Vizela, a entrega de prémios a três bons leitores do 2º ciclo e a três bons leitores do 3º ciclo. Numa cerimónia muito simples, pais, alunos leitores e equipa da biblioteca partilharam um momento de celebração e refletiram sobre as mudanças que se vão sentindo na forma como se lê e nos suportes utilizados para ler. Procedeu à entrega dos prémios a presidente da Associação de Pais da mesma escola, Leonor Monteiro, como representante máxima da Associação que financiou os dois concursos.

Os leitores de 2º ciclo concluem assim a sua participação. O mesmo não acontece com os leitores do 3º ciclo que, na fase seguinte, irão participar nas provas distritais do Concurso Nacional de Leitura.

Boa sorte, Boas leituras!

Alunos premiados do 2º ciclo: Margarida Cunha, 5º A; Ana Leonor Silva, 6º E; Sofia Magalhães, 5º A

Alunos premiados do 3º ciclo: Luís Pacheco, 9ºD; Rúben Dias, 9ºD; Beatriz Pinto, 8ºA.

Parlamento jovem 2016

Parlamento jovem imagem

BASICO

Dando continuidade a uma prática de sucesso na formação de cidadãos interventivos, a Escola inscreveu-se, uma vez mais, na atividade Parlamento dos Jovens, para proporcionar aos alunos a oportunidade de exporem as suas ideias e serem deputados durante dois dias, na Assembleia da República.

O tema deste ano para o Ensino Básico é, “RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO”.

A atividade desenvolve-se em três fases:

·         A 1.ª Fase desenvolve-se na Escola e termina com a realização da Sessão Escolar, no dia 25 de janeiro de 2016, onde será aprovado o Projeto de Recomendação da Escola (máximo de 3 medidas sobre o tema proposto) e eleitos os deputados que vão representar a Escola na sessão distrital.

·         A 2.ª Fase culmina com a realização da Sessão Distrital em Braga, entre 22 de fevereiro e 15 de março de 2016, onde será aprovado o Projeto de Recomendação do Distrito e eleitos os deputados que irão representar as escolas do distrito na sessão nacional.

·         A 3.ª fase termina com a realização da Sessão Nacional na Assembleia da República, nos dias 2 e 3 de maio de 2016.

Assim, importa que os alunos mostrem o que valem e venham expor e defender as suas ideias, fazendo-se ouvir e eleger.

Para isso devem os alunos formar listas de candidatos e apresentar as suas medidas e propostas.

O prazo para apresentação das listas termina amanhã, dia 13 de janeiro.

Para sensibilizar e convencer alguns grupos de indecisos a apresentar uma lista de propostas para tratar do problema em causa, esteve, ontem, 11 de janeiro, no auditório da Escola Básica Caldas de Vizela, a convite do porfessor Carlos Alberto Costa, coordenador do Parlamento Jovem na mesma escola,  o deputado da Assembleia da República,  Dr. Luís Soares.

O Dr. Luís Soares dinamizou a sessão interagindo com a audiência, simulando o funcionamento básico da verdadeira Assembleia da República.

Concurso de quadras de S.Martinho

ligado . Publicado em Concursos - 2015/2016

A participação no concurso de quadras ao S. Martinho é aberta aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que frequentam a Biblioteca da Escola Básica Caldas de Vizela. Os poetas populares mais inspirados serão premiados com um lanche que podem levantar no bar dos alunos da mesma escola, na próxima sexta-feira.

Ver resultados aqui: