Imprimir

Parlamento jovem 2016

ligado . Publicado em Concursos

Parlamento jovem imagem
 
BASICO
 
Dando continuidade a uma prática de sucesso na formação de cidadãos interventivos, a Escola inscreveu-se, uma vez mais, na atividade Parlamento dos Jovens, para proporcionar aos alunos a oportunidade de exporem as suas ideias e serem deputados durante dois dias, na Assembleia da República.

 
O tema deste ano para o Ensino Básico é, “RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO”.

 
A atividade desenvolve-se em três fases:
 

·         A 1.ª Fase desenvolve-se na Escola e termina com a realização da Sessão Escolar, no dia 25 de janeiro de 2016, onde será aprovado o Projeto de Recomendação da Escola (máximo de 3 medidas sobre o tema proposto) e eleitos os deputados que vão representar a Escola na sessão distrital.

 

·         A 2.ª Fase culmina com a realização da Sessão Distrital em Braga, entre 22 de fevereiro e 15 de março de 2016, onde será aprovado o Projeto de Recomendação do Distrito e eleitos os deputados que irão representar as escolas do distrito na sessão nacional.

 

 

·         A 3.ª fase termina com a realização da Sessão Nacional na Assembleia da República, nos dias 2 e 3 de maio de 2016.


Assim, importa que os alunos mostrem o que valem e venham expor e defender as suas ideias, fazendo-se ouvir e eleger.



Para isso devem os alunos formar listas de candidatos e apresentar as suas medidas e propostas.
 
O prazo para apresentação das listas termina amanhã, dia 13 de janeiro.
 
Para sensibilizar e convencer alguns grupos de indecisos a apresentar uma lista de propostas para tratar do problema em causa, esteve, ontem, 11 de janeiro, no auditório da Escola Básica Caldas de Vizela, a convite do porfessor Carlos Alberto Costa, coordenador do Parlamento Jovem na mesma escola,  o deputado da Assembleia da República,  Dr. Luís Soares.
 
O Dr. Luís Soares dinamizou a sessão interagindo com a audiência, simulando o funcionamento básico da verdadeira Assembleia da República.
 
 
Imprimir

A Escola Básica de Caldas de Vizela vai representar, pelo segundo ano consecutivo, o distrito de Braga na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens em Lisboa

ligado . Publicado em Concursos

 

 20160229 192108

Depois de ter desenvolvido um conjunto de atividades que decorreram na Escola – debate com o deputado da Assembleia da República, Dr. Luís Soares, eleição dos deputados da Escola e sessão escolar para aprovação do projeto de recomendação da Escola e para a eleição dos deputados à sessão distrital - a Escola Básica de Caldas de Vizela participou, hoje, dia 29 de fevereiro, na sessão distrital, realizada em Braga, com os seus deputados efetivos: Diogo Oliveira (9.º ano) e Rui Machado (9.º ano) e com a sua deputada suplente Filipa Videira Vieira (6.º ano), que tiveram uma participação brilhante ao longo de toda a sessão na defesa intransigente do seu projeto de recomendação. Como tal, conseguiram o reconhecimento dos deputados das 47 escolas presentes, sendo a segunda escola mais votada do distrito e, por isso, uma das cinco escolas eleitas para representar o distrito de Braga na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens a realizar nos dias 2 e 3 de maio de 2016, na Assembleia da República. 

O debate distrital decorreu no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Braga, e estiveram reunidos os alunos deputados de 47 escolas do distrito. De referir que este ano o tema em análise é “Racismo, Preconceito e Discriminação”.


Vizela, 29 de fevereiro de 2016
 

O Coordenador

Carlos Alberto Costa, Prof.
Imprimir

Concurso de quadras de S.Martinho

ligado . Publicado em Concursos

A participação no concurso de quadras ao S. Martinho é aberta aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que frequentam a Biblioteca da Escola Básica Caldas de Vizela. Os poetas populares mais inspirados serão premiados com um lanche que podem levantar no bar dos alunos da mesma escola, na próxima sexta-feira. 

DSC 0350

Ver resultados aqui:

Imprimir

Entrega de prémios aos alunos participantes nos Concursos de Leitura

ligado . Publicado em Concursos

Decorreu hoje, na biblioteca da Escola Básica de Vizela, a entrega de prémios a três bons leitores do 2º ciclo e a três bons leitores do 3º ciclo. Numa cerimónia muito simples, pais, alunos leitores e equipa da biblioteca partilharam um momento de celebração e refletiram sobre as mudanças que se vão sentindo na forma como se lê e nos suportes utilizados para ler. Procedeu à entrega dos prémios a presidente da Associação de Pais da mesma escola, Leonor Monteiro, como representante máxima da Associação que financiou os dois concursos.

 

Os leitores de 2º ciclo concluem assim a sua participação. O mesmo não acontece com os leitores do 3º ciclo que, na fase seguinte, irão participar nas provas distritais do Concurso Nacional de Leitura.

Boa sorte, Boas leituras!

Alunos premiados do 2º ciclo: Margarida Cunha, 5º A; Ana Leonor Silva, 6º E; Sofia Magalhães, 5º A

Alunos premiados do 3º ciclo: Luís Pacheco, 9ºD; Rúben Dias, 9ºD; Beatriz Pinto, 8ºA.

Imprimir

Concurso Nacional de Leitura

ligado . Publicado em Concursos

Para os alunos da escola secundária abriram as inscrições para participarem na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura (2015/2016). 

pnl 01-v2