Yukigrafias

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC) - 2015/2016

No dia 13 de maio, ocorreram dois momentos especiais, um de manhã, na biblioteca da escola secundária e um outro da parte da tarde, na biblioteca da escola básica. A nossa aluna Shokhosanam (também conhecida por Yuki), aluna do 10ºG, produziu uma, ou melhor, duas palestras à volta do tema que lhe é preferido: o desenho. Afinal, como nasce, cresce e se chega a uma obra de arte e, noutra perspetiva, o desenho como meio de expressão de ideias e sentimentos relativamente à vida da artista?
Para além das evidências no domínio da criação artística que esta N/ aluna demonstrou, também deu a todos os presentes uma lição de vida com o seu próprio testemunho. Ou seja, a adversidade que sempre bate à porta de cada um de nós, poderá ter dois efeitos: 1) derrota-nos e faz-nos vítimas da vida ou 2) dá-nos força para ir ao encontro da realização dos nossos sonhos. Ora, com a Yuki, as provações que esta N/ aluna terá já certamente vivido, decorrentes das várias situações de emigração por que já passou, criaram nela uma maturidade que a leva a encarar a vida com uma objetividade pouco comum em pessoas desta faixa etária.
Parabéns à Yuki e um obrigado por tanto que nos ensinou.

Yuki 01-v2

O Natal na biblioteca é SUPER! (solidário).

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC) - 2015/2016

No âmbito do desenvolvimento da atividade "O Natal na biblioteca é SUPER", na 6ª feira passada, dia 4, a biblioteca foi ao coração de todos os que estiveram presentes nesta atividade. Foram 24 os idosos que saíram do conforto do lar da Santa Casa da Misericórdia de Vizela para estarem um pouco connosco na troca mensagens de Natal com os nossos alunos. Com o apoio de 4 técnicos da Santa Casa, tratou-se de uma atividade que permitiu, acima de tudo, uma partilha de afetos entre todos.

Para conseguirmos a concretização desta atividade, foi essencial a colaboração da professora Fernanda Ribeiro que com os seus alunos do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde do 11º ano estiveram presentes. Estes receberam, acompanharam e conviveram com os idosos de uma forma muito profissional e carinhosa. Na 2ª parte do evento, e para finalizar e celebrar este encontro geracional, a professora Marília Dionísio com os seus alunos do Clube de Saberes e Sabores, prepararam e serviram um lanche que foi de muito agrado dos nossos convidados. Toda a atividade foi registada em vídeo e em fotografia pelos alunos do 11º ano do Curso de Multimédia sob a orientação da professora Gabriela Cruz.
Considerando o feedback recolhido no local junto de quem esteve presente, verifica-se que se tratou de uma iniciativa bastante apreciada e valorizada.

dia 4 dez 2015-v2

Receção a docentes convidados do CQEP

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC) - 2015/2016

Na 6ª feira, dia 27 de novembro de 2015, o CQEP do agrupamento, organizou um dia de trabalho para os docentes dos CQEP da região. A biblioteca foi convidada a participar nas boas-vindas aos visitantes. Em face disso, criamos um momento especial que pretendeu proporcionar aos participantes breves momentos de tranquilidade e de bem-estar.