Imprimir

Receção a docentes convidados do CQEP

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC)

Na 6ª feira, dia 27 de novembro de 2015, o CQEP do agrupamento, organizou um dia de trabalho para os docentes dos CQEP da região. A biblioteca foi convidada a participar nas boas-vindas aos visitantes. Em face disso, criamos um momento especial que pretendeu proporcionar aos participantes breves momentos de tranquilidade e de bem-estar.
Imprimir

Dia Mundial da Filosofia

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC)

Filosofia - Agitadora de (in)consciências...

Sem a Filosofia viveríamos em permanente contradição.

Nunca, em tempo algum, o Homem teve acesso a tanta informação, em tempo real, sobre tudo o que ocorre no Mundo.

O que fazemos com todo este capital informativo? Absolutamente nada, porque não refletimos sobre o que recebemos, nem procuramos compreender para agir. Pelo contrário fechamo-nos na nossa “bolha de convicções” em que nada se questiona, por acomodação e comodismo.

A Filosofia será neste contexto o “alfinete” provocador que irá rebentar a “bolha” protetora em que nos refugiáramos:

Refletindo

Questionando;

Agindo em conformidade.

Enfim, a Filosofia é o nosso despertador do “sono da razão” inibidor de uma prática própria do Homem!

Imprimir

O Natal na biblioteca é SUPER! (solidário).

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC)

No âmbito do desenvolvimento da atividade "O Natal na biblioteca é SUPER", na 6ª feira passada, dia 4, a biblioteca foi ao coração de todos os que estiveram presentes nesta atividade. Foram 24 os idosos que saíram do conforto do lar da Santa Casa da Misericórdia de Vizela para estarem um pouco connosco na troca mensagens de Natal com os nossos alunos. Com o apoio de 4 técnicos da Santa Casa, tratou-se de uma atividade que permitiu, acima de tudo, uma partilha de afetos entre todos.

Para conseguirmos a concretização desta atividade, foi essencial a colaboração da professora Fernanda Ribeiro que com os seus alunos do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde do 11º ano estiveram presentes. Estes receberam, acompanharam e conviveram com os idosos de uma forma muito profissional e carinhosa. Na 2ª parte do evento, e para finalizar e celebrar este encontro geracional, a professora Marília Dionísio com os seus alunos do Clube de Saberes e Sabores, prepararam e serviram um lanche que foi de muito agrado dos nossos convidados. Toda a atividade foi registada em vídeo e em fotografia pelos alunos do 11º ano do Curso de Multimédia sob a orientação da professora Gabriela Cruz.
Considerando o feedback recolhido no local junto de quem esteve presente, verifica-se que se tratou de uma iniciativa bastante apreciada e valorizada.

dia 4 dez 2015-v2

Imprimir

Book trailers na secundária

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC)

Numa tentativa de ir de encontro às tendências de leitura cada vez mais digitais, e aos novos canais de marketing, a equipa das bibliotecas do AECV, no 1º período, havia lançado  um repto  à turma do 11ºH, da disciplina “Técnicas de MM” do curso profissional de MM, para a criação de um booktrailer a partir de uma obra lida pelos alunos.
Foi mais uma iniciativa de promoção dos livros que, para além do processo de leitura de base, resultaria  numa oportunidade de cada um demonstrar o domínio na utilização de técnicas e ferramentas MM e testar  a criatividade individual na obtenção do produto final.
A turma aceitou o desafio. Por isso, na 4ª feira, dia 17, na biblioteca da escola secundária,  cada aluno apresentou o seu booktrailer. Segundo opinião dos professores envolvidos,  alguns dos trabalhos apresentados atingiram efetivamente objetivo do booktrailer  ou seja, deixar no “cliente” vontade de ler determinada obra. Quatro desses exemplos estão disponíveis a partir do separador "Biblioteca" na categoria "Vídeo".
Obviamente, para além dos titulares destes trabalhos, todos os outros elementos do grupo estão de parabéns visto que o desafio que abraçaram nem sempre é fácil. Após esta primeira experiência e com as aprendizagens feitas, outros booktrailers irão nascer no futuro.
 
Boas leituras!
Imprimir

A caminho do s(ab)er - parte 2

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC)

No âmbito do projeto "Histórias com vida...", abraçado pelas bibliotecas do agrupamento, desde o onício do ano letivo, e integrada nos dias abertos, preparamos a atividade "NOS CAMINHOS DO S(AB)ER (parte II), desta vez apenas na noite de 17 de março.
Para além da promoção da leitura, o projeto pretende uma aproximação à família e à comunidade, através da partilha de histórias, vivências e experiências, estimulando e desenvolvendo a consciência da importância do estabelecimento e reforço de laços, parcerias e afetos entre todos.
Sendo tão real e difícil a conjuntura que atinge todos, a partilha e a solidariedade poderão suavizar a agudeza dos tempos e criar a esperança de que ainda há esperança.
A programação e desenvolvimento desta atividade tornou-se um momento especial de partilha:
De partilha de sentimentos - nas poesias que foram declamadas pelo André (Murmúrios de Vizela de Braulio Caldas), Paula (Calçada de Carriche de António Gedeão) e Agustinha (O menino de sua mãe de Fernando Pessoa);
De partilha de conhecimentos – pela voz do Srº Engº Adelino Campante que produziu uma excelente palestra relativamente à história dos banhos de Vizela. Igualmente pela apresentação de trabalhos desenvolvidas pelos formandos do curso de Técnicas de Vendas que mostraram alguns dos principais pontos turísticos e outras características de três cidades portuguesas.
De partilha de emoções – pela voz da formanda Madalena Pinto do curso EFA – Técnico Auxiliar de Saúde que expôs algumas das suas pinturas e nos falou um pouco das razões que a levam a pintar.
De partilha de experiências – pelos testemunhos pessoais da formanda Paula Vieira do Curso EFA-Técnico Auxiliar de Saúde e Marinho… do curso EFA-Técnico de Instalações Elétricas, sobre o significado e importância de terem voltado à escola.
De partilha de sabores e de confraternização final que serviu para encerrar a atividade.foto-1foto-2foto-3foto-4
Imprimir

Preparação para época de exames

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC)

Época de exames (2015/2016). Encontras na Biblioteca da escola Secundária uma banca que te permite adquirir (com desconto) alguns guias de preparação para os exames. Queres passar por cá?

P5020002-v3

Imprimir

Yukigrafias

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC)

No dia 13 de maio, ocorreram dois momentos especiais, um de manhã, na biblioteca da escola secundária e um outro da parte da tarde, na biblioteca da escola básica. A nossa aluna Shokhosanam (também conhecida por Yuki), aluna do 10ºG, produziu uma, ou melhor, duas palestras à volta do tema que lhe é preferido: o desenho. Afinal, como nasce, cresce e se chega a uma obra de arte e, noutra perspetiva, o desenho como meio de expressão de ideias e sentimentos relativamente à vida da artista?
Para além das evidências no domínio da criação artística que esta N/ aluna demonstrou, também deu a todos os presentes uma lição de vida com o seu próprio testemunho. Ou seja, a adversidade que sempre bate à porta de cada um de nós, poderá ter dois efeitos: 1) derrota-nos e faz-nos vítimas da vida ou 2) dá-nos força para ir ao encontro da realização dos nossos sonhos. Ora, com a Yuki, as provações que esta N/ aluna terá já certamente vivido, decorrentes das várias situações de emigração por que já passou, criaram nela uma maturidade que a leva a encarar a vida com uma objetividade pouco comum em pessoas desta faixa etária.
Parabéns à Yuki e um obrigado por tanto que nos ensinou.

Yuki 01-v2

Imprimir

007-Nascido para viver

ligado . Publicado em BE-Open Space (ESEC)

Na 5ª feira passada, dia 18, no âmbito da disciplina de Turismo e Lazer, os alunos do 9º VOC concluíram com sucesso a atividade que vinham a desenvolver desde o dia 12 de janeiro de 2016, com o título “007 - Nascido para viver”. Depois de semanas de trabalho, o resultado final surge na forma de uma exposição (no pavilhão B) e na exibição de um dos mais recentes filmes da saga “James Bond – 007” na biblioteca da escola secundária, que foi aberta a todos os alunos, professores e funcionários da escola e ainda a familiares e amigos dos alunos do 9.º VOC.
A organização desta atividade esteve a cargo dos alunos do 9.º VOC que, com a orientação e supervisão da professora Sandra Pereira, criaram equipas específicas para o desenvolvimento dos diferentes trabalhos. Foram várias as valências envolvidas e a necessidade de trabalho cooperativo não só entre os alunos e professores da turma, nomeadamente com a orientação, pelo professor de Hotelaria, Artur Pereira, na confeção das pipocas, como também com outras estruturas da escola, particularmente a biblioteca escolar e o clube de cinema.
O resultado final, tendo em conta o elevado número de pessoas presentes na biblioteca para assistirem ao filme e degustarem as saborosas pipocas e na breve recolha informal que fizemos aos alunos e aos professores presentes, sobre a importância desta atividade, leva-nos a concluir que este tipo de propostas de trabalho é muito útil e positiva principalmente para os organizadores do evento – os alunos do 9ºVOC.
Este reconhecimento “público” demonstrado pelos restantes colegas da escola, ao dizerem “sim” ao convite e comparecerem em grande número na biblioteca, contribui para elevar a autoestima de cada um e a sensação de que são capazes de assumirem a concretização de novos projetos.