A (in)segurança na internet e a violência no namoro

ligado . Publicado em BE-Open Space (EB) - 2015/2016

Na biblioteca da secundária, falamos da (in)segurança na internet e da violência no namoro.
P2110016 2 Na biblioteca da escola secundária, na 1ª hora da manhã de 5ªfeira, dia 11, a Dra. Marta Araújo lançou um desafio aos alunos das turmas 11ºI e 12ºG possibilitando-lhes produzir em conjunto uma reflexão sobre o “amor no namoro”. Afinal, “o que é que fica dentro e o que é que fica fora do coração?P2110020 2 Por outro lado, cremos que alguns dos dados reais que a Dra. Marta apresentou de seguida, provocou nos presentes algum espanto e incredulidade tal a crueza da realidade que nos cerca e principalmente entre os nossos jovens. Tendo como pano de fundo este tema, os alunos assistiram ao filme “Nunca mais” com Jennifer Lopez.

Na “semana segura”, que sempre acontece na 1ª semana de fevereiro, expomos na biblioteca alguns cartazes que levantam algumas questões pertinentes e cuja resposta nem sempre é fácil de obter. Para além disso, passamos o filme “Bullying virtual” que, considerando as impressões dos alunos e professores que estiveram presentes, foi muito útil pois retrata uma situação, a violência nas redes sociais, e que também já se vai verificando nas nossas escolas.

Ainda à volta deste tema, mais especificamente, da violência no namoro, na 6ª feira, dia 12, pelas 14h, o GNR, agente Silva, fez uma apresentação intitulada “Violência no namoro”. Este momento terá deixado em todos os presentes um conhecimento muito mais real sobre o que é a violência e em particular o tipo de violência que ocorre entre os namorados. No final, estes alunos como manifestaram muito interesse, também eles tiveram oportunidade em assistir ao filme “Bullying virtual”.

P2120021-v2 2 2