De novo no "Caminho da fantasia"

ligado . Publicado em A caminho da fantasia - 2015/2016

Iniciou-se ontem, no Dia Internacional da Biblioteca Escolar, o projeto "A Caminho da Fantasia" dirigido aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo (1º e 2º ano). Este projeto já tem três anos de saudável parceria com a biblioteca municipal/Fundação Jorge Antunes. Nesta primeira hora de conto do ano letivo 2015/2016 a história escolhida foi "No tempo da minha mãe". Como vem sendo habitual, a Biblioteca Municipal conta a história (desta vez a contadora foi a Sara) e professora da equipa das BE, Sandra Pereira, canta a mesma história. O efeito nos alunos é sempre muito positivo.
São pequenos momentos de animação da leitura que todos esperamos que tenham efeito na formação de leitores para a vida.

Os Amores de Pedro e Inês

ligado . Publicado em BE-Open Space (EB) - 2017/2018

Trata-se de um musical preparado pelos professores responsáveis pelo Clube de Atividades Culturais, Rítmicas e Expressivas. Os alunos inscritos responderam ao desafio e participaram com muita expressividade. A primeira apresentação pública aconteceu na sexta-feira passada, 20 de maio. Amanhã, o grupo estará na 13ª Feira do Livro de Vizela, pelas 21.00h.

Os amores de Pedro e Inês

Parlamento jovem 2016

Parlamento jovem imagem

BASICO

Dando continuidade a uma prática de sucesso na formação de cidadãos interventivos, a Escola inscreveu-se, uma vez mais, na atividade Parlamento dos Jovens, para proporcionar aos alunos a oportunidade de exporem as suas ideias e serem deputados durante dois dias, na Assembleia da República.

O tema deste ano para o Ensino Básico é, “RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO”.

A atividade desenvolve-se em três fases:

·         A 1.ª Fase desenvolve-se na Escola e termina com a realização da Sessão Escolar, no dia 25 de janeiro de 2016, onde será aprovado o Projeto de Recomendação da Escola (máximo de 3 medidas sobre o tema proposto) e eleitos os deputados que vão representar a Escola na sessão distrital.

·         A 2.ª Fase culmina com a realização da Sessão Distrital em Braga, entre 22 de fevereiro e 15 de março de 2016, onde será aprovado o Projeto de Recomendação do Distrito e eleitos os deputados que irão representar as escolas do distrito na sessão nacional.

·         A 3.ª fase termina com a realização da Sessão Nacional na Assembleia da República, nos dias 2 e 3 de maio de 2016.

Assim, importa que os alunos mostrem o que valem e venham expor e defender as suas ideias, fazendo-se ouvir e eleger.

Para isso devem os alunos formar listas de candidatos e apresentar as suas medidas e propostas.

O prazo para apresentação das listas termina amanhã, dia 13 de janeiro.

Para sensibilizar e convencer alguns grupos de indecisos a apresentar uma lista de propostas para tratar do problema em causa, esteve, ontem, 11 de janeiro, no auditório da Escola Básica Caldas de Vizela, a convite do porfessor Carlos Alberto Costa, coordenador do Parlamento Jovem na mesma escola,  o deputado da Assembleia da República,  Dr. Luís Soares.

O Dr. Luís Soares dinamizou a sessão interagindo com a audiência, simulando o funcionamento básico da verdadeira Assembleia da República.

A Escola Básica de Caldas de Vizela vai representar, pelo segundo ano consecutivo, o distrito de Braga na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens em Lisboa

20160229 192108

Depois de ter desenvolvido um conjunto de atividades que decorreram na Escola – debate com o deputado da Assembleia da República, Dr. Luís Soares, eleição dos deputados da Escola e sessão escolar para aprovação do projeto de recomendação da Escola e para a eleição dos deputados à sessão distrital - a Escola Básica de Caldas de Vizela participou, hoje, dia 29 de fevereiro, na sessão distrital, realizada em Braga, com os seus deputados efetivos: Diogo Oliveira (9.º ano) e Rui Machado (9.º ano) e com a sua deputada suplente Filipa Videira Vieira (6.º ano), que tiveram uma participação brilhante ao longo de toda a sessão na defesa intransigente do seu projeto de recomendação. Como tal, conseguiram o reconhecimento dos deputados das 47 escolas presentes, sendo a segunda escola mais votada do distrito e, por isso, uma das cinco escolas eleitas para representar o distrito de Braga na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens a realizar nos dias 2 e 3 de maio de 2016, na Assembleia da República.

O debate distrital decorreu no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Braga, e estiveram reunidos os alunos deputados de 47 escolas do distrito. De referir que este ano o tema em análise é “Racismo, Preconceito e Discriminação”.

Vizela, 29 de fevereiro de 2016

O Coordenador

Carlos Alberto Costa, Prof.

Concurso de quadras de S.Martinho

ligado . Publicado em Concursos

A participação no concurso de quadras ao S. Martinho é aberta aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que frequentam a Biblioteca da Escola Básica Caldas de Vizela. Os poetas populares mais inspirados serão premiados com um lanche que podem levantar no bar dos alunos da mesma escola, na próxima sexta-feira.

Ver resultados aqui: