• bandeira-41

• bandeira-8 BIBLI
  • Biblioteca da Escola Secundária
  • Biblioteca da Escola Básica
  • Entrevistas a Fátima Anjos e Sandra Pereira e ainda "leitura animada".

Parlamento jovem 2016

ligado . Publicado em Concursos - 2015/2016

Parlamento jovem imagem

BASICO

Dando continuidade a uma prática de sucesso na formação de cidadãos interventivos, a Escola inscreveu-se, uma vez mais, na atividade Parlamento dos Jovens, para proporcionar aos alunos a oportunidade de exporem as suas ideias e serem deputados durante dois dias, na Assembleia da República.

O tema deste ano para o Ensino Básico é, “RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO”.

A atividade desenvolve-se em três fases:

·         A 1.ª Fase desenvolve-se na Escola e termina com a realização da Sessão Escolar, no dia 25 de janeiro de 2016, onde será aprovado o Projeto de Recomendação da Escola (máximo de 3 medidas sobre o tema proposto) e eleitos os deputados que vão representar a Escola na sessão distrital.

·         A 2.ª Fase culmina com a realização da Sessão Distrital em Braga, entre 22 de fevereiro e 15 de março de 2016, onde será aprovado o Projeto de Recomendação do Distrito e eleitos os deputados que irão representar as escolas do distrito na sessão nacional.

·         A 3.ª fase termina com a realização da Sessão Nacional na Assembleia da República, nos dias 2 e 3 de maio de 2016.

Assim, importa que os alunos mostrem o que valem e venham expor e defender as suas ideias, fazendo-se ouvir e eleger.

Para isso devem os alunos formar listas de candidatos e apresentar as suas medidas e propostas.

O prazo para apresentação das listas termina amanhã, dia 13 de janeiro.

Para sensibilizar e convencer alguns grupos de indecisos a apresentar uma lista de propostas para tratar do problema em causa, esteve, ontem, 11 de janeiro, no auditório da Escola Básica Caldas de Vizela, a convite do porfessor Carlos Alberto Costa, coordenador do Parlamento Jovem na mesma escola,  o deputado da Assembleia da República,  Dr. Luís Soares.

O Dr. Luís Soares dinamizou a sessão interagindo com a audiência, simulando o funcionamento básico da verdadeira Assembleia da República.