• BB bandeira
  • BIBLIOTERAPIA Bandeira
  • CNL bandeira
  • BB bandeira 2
  • Boletim das BIB - divulgação periódica das atividades desenvolvidas nas bibliotecas.
  • Propostas bibliográficas e terapêuticas.
  • Concurso Nacional de Leitura 2016/2017
  • Celebração do MIBE-2016
Imprimir

Justiça para tod@s - notícia

ligado . Publicado em Biblioteca

“Justiça para tod@s”: Uma experiência enriquecedora Em boa hora optamos por inscrever o agrupamento num projeto que nos pareceu aliciante mas, simultaneamente, um enorme desafio a todos os níveis. Iniciativa do IPAV (Instituto Padre António Vieira), com o apoio de vários organismos de âmbito nacional (Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de estudos judiciários,….) “Justiça para Tod@s” carateriza-se por ser um Projeto de promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito. Todo o processo foi marcado por experiências de valorização pessoal e profissional, por uma aprendizagem de cidadania ativa, em que cada um dos intervenientes se envolveu de forma a aprofundar conhecimentos e partilhar experiências e saberes. O produto final, com a simulação dos julgamentos no Tribunal Judicial de Guimarães, constituiu um momento marcante para os intervenientes, ficando gravado como uma experiência única. Em jeito de balanço, queremos realçar o apoio da direção do Agrupamento, a salutar participação dos dinamizadores do projeto, o excelente contributo da advogada tutora e, claro, a entrega dos intervenientes diretos. Da partilha de experiências e saberes ficou uma aprendizagem enriquecedora alicerçada num ambiente de humanismo, cidadania e de responsabilidade. A articulação entre dois ciclos de ensino ficou, desta forma, ancorada como estratégia de diferenciação pedagógica. Tal afirmação é corroborada por alguns testemunhos que foram apresentados pelos alunos na avaliação efetuada e que se encontram no vídeo (ver no separador "Vídeos").
Imprimir

Yukigrafias

ligado . Publicado em Biblioteca

No dia 13 de maio, ocorreram dois momentos especiais, um de manhã, na biblioteca da escola secundária e um outro da parte da tarde, na biblioteca da escola básica. A nossa aluna Shokhosanam (também conhecida por Yuki), aluna do 10ºG, produziu uma, ou melhor, duas palestras à volta do tema que lhe é preferido: o desenho. Afinal, como nasce, cresce e se chega a uma obra de arte e, noutra perspetiva, o desenho como meio de expressão de ideias e sentimentos relativamente à vida da artista?
Para além das evidências no domínio da criação artística que esta N/ aluna demonstrou, também deu a todos os presentes uma lição de vida com o seu próprio testemunho. Ou seja, a adversidade que sempre bate à porta de cada um de nós, poderá ter dois efeitos: 1) derrota-nos e faz-nos vítimas da vida ou 2) dá-nos força para ir ao encontro da realização dos nossos sonhos. Ora, com a Yuki, as provações que esta N/ aluna terá já certamente vivido, decorrentes das várias situações de emigração por que já passou, criaram nela uma maturidade que a leva a encarar a vida com uma objetividade pouco comum em pessoas desta faixa etária.
Parabéns à Yuki e um obrigado por tanto que nos ensinou.

Yuki 01-v2

Imprimir

Preparação para época de exames

ligado . Publicado em Biblioteca

Época de exames (2015/2016). Encontras na Biblioteca da escola Secundária uma banca que te permite adquirir (com desconto) alguns guias de preparação para os exames. Queres passar por cá?

P5020002-v3

Imprimir

Ricardo Frade

ligado . Publicado em Biblioteca

Ontem, 3ª feira, 12 de abril,  Ricardo Frade, autor do livro “Pé descalço”, esteve na biblioteca da Escola Secundária a apresentar duas palestras à volta da importância/vantagens da nossa disponibilidade mental para, eventualmente, encarar as situações que a vida nos proporciona. A sua personalidade, acrescida de excelentes capacidades oratórias, conseguiu, na sessão da manhã, segurar uma plateia que enchia por completo o “mini auditório” em que a biblioteca se transformou.
Acreditamos que, no final das sessões, grande parte dos participantes saiu tocada pela experiência e partilha de vida do Ricardo e, certamente, diferente, no mínimo, mais atenta ao propósito de vida de cada um.
 
Obrigado, Ricardo, por tudo o quanto nos ensinou.
cartaz - A5
 
DSC05371-V2
Imprimir

Valentine's Day

ligado . Publicado em Biblioteca

Na quarta-feira passada, ocorreu, na biblioteca da Básica Caldas de Vizela, a entrega dos prémios aos alunos que escreveram poemas originais em inglês. A iniciativa partiu da professora de inglês, Maria José Ribeiro. Para dar à festividade um ar português,a equipa da biblioteca selecionou poemas de autores portugueses, encaixilhou-os e espalhou-os pela escola, acompanhados por uma rosa... ou não se estivesse a comemorar o amor. Vê aqui

Fica a foto dos alunos vencedores do concurso de quadras St. Valentine's Day: 

 

Rúben Sousa (5E), José Pedro Costa (5ºF), Letícia Duarte (5º F), Helena Costa (8ºE), Inês Costa (8ºE), Rúben Costa (8ºE), Ana Rita Monteiro (9ºB), Vanessa Dai (9ºC), Luís Pacheco (9ºD).

Congratulations! 

Alguns poemas de amor em inglês...

Imprimir

Dia Mundial da Filosofia

ligado . Publicado em Biblioteca

Filosofia - Agitadora de (in)consciências...

Sem a Filosofia viveríamos em permanente contradição.

Nunca, em tempo algum, o Homem teve acesso a tanta informação, em tempo real, sobre tudo o que ocorre no Mundo.

O que fazemos com todo este capital informativo? Absolutamente nada, porque não refletimos sobre o que recebemos, nem procuramos compreender para agir. Pelo contrário fechamo-nos na nossa “bolha de convicções” em que nada se questiona, por acomodação e comodismo.

A Filosofia será neste contexto o “alfinete” provocador que irá rebentar a “bolha” protetora em que nos refugiáramos:

Refletindo

Questionando;

Agindo em conformidade.

Enfim, a Filosofia é o nosso despertador do “sono da razão” inibidor de uma prática própria do Homem!

Imprimir

De novo no "Caminho da fantasia"

ligado . Publicado em Biblioteca

Iniciou-se ontem, no Dia Internacional da Biblioteca Escolar, o projeto "A Caminho da Fantasia" dirigido aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo (1º e 2º ano). Este projeto já tem três anos de saudável parceria com a biblioteca municipal/Fundação Jorge Antunes. Nesta primeira hora de conto do ano letivo 2015/2016 a história escolhida foi "No tempo da minha mãe". Como vem sendo habitual, a Biblioteca Municipal conta a história (desta vez a contadora foi a Sara) e professora da equipa das BE, Sandra Pereira, canta a mesma história. O efeito nos alunos é sempre muito positivo.
São pequenos momentos de animação da leitura que todos esperamos que tenham efeito na formação de leitores para a vida.